sábado, 18 de fevereiro de 2017

Fisiologia do impulso nervoso simplificada


O neurônio é a unidade funcional do sistema nervoso, o que significa que é a célula que executa as atividades inerentes a este sistema. Apesar de existirem morfologias diferentes entre eles ambos possuem os seguintes componentes: um corpo contendo núcleo com material genético, retículo endoplasmático rugoso para sintetizar proteínas, complexo de Golgi para produzir enzimas e vesículas, mitocôndrias e prolongamentos chamados de dendritos. Na sequência há o axônio contendo botões terminais onde são liberados neurotransmissores. 

A membrana das células nervosas ou neurônios é permeável á Na, K, Cl e Ca e são estes íons que regulam a transmissão do impulso nervoso de um neurônio para o outro.

O mecanismo que a membrana utiliza para manter a polaridade é a bomba de Na/K/ATPase. Esta bomba é uma proteína que consome energia e transporta 2K para dentro da célula e 3Na para fora. Há mais K dentro da célula e mas Na em seu exterior. Esta desigualdade de cargas é chamada de potencial de membrana e forma um gradiente iônico.

Quando os canais de Na se abrem e estes entram na célula ocorre a perda ou inversão desta polarização e o interior fica mais positivo. Em milésimos de segundo os canais de Na se fecham  e então se abrem os canais de K, que saem da célula para restaurar a polaridade inicial - repolarização.


Fonte:http://www.sobiologia.com.br/figuras/Histologia/sistema_nervoso.jpg

Esta descarga elétrica ou potencial de ação chega ao botão terminal do axônio e permite a abertura de canais de Ca. A presença de Ca no citoplasma ativa a fusão das vesículas que armazenam os neurotransmissores com a membrana e ocorre a exocitose dos mediadores químicos na fenda sináptica.

Ao encontrar os receptores dendríticos do neurônio pós sináptico os mediadores liberados se ligam e provocam a abertura de novos canais de Na e nova despolarização reiniciando o processo anterior, se for uma sinapse excitatória ou impede a atividade deste, se for uma sinapse inibitória. a imagem a seguir é um resumo do que já foi falado. Desenhá-la em seu caderno pode ajudá-lo a memorizar melhor este conteúdo.

Fonte: http://images.slideplayer.com.br/25/8037906/slides/slide_20.jpg


Bibliografia consultada: 
SPINOSA, HS; GORNIAK, SL; BERNARDI, MM (2002) Farmacologia Aplicada a Medicina Veterinária. 3 ed. Guanabara Koogan, 768p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar, tirar suas dúvidas ou nos corrigir quando achar algum erro. Comentários depreciativos, ofensivos e palavrões serão bloqueados!