quinta-feira, 2 de junho de 2011

Questionário sobre Antifúngicos

Questionário simples sobre a farmacologia que envolve os antifúngicos.

1 – Cite as características gerais dos fungos.
São microrganismos eucariontes, uni ou pluricelulares, possuem parede celular de quitina, mananas e glicanas. Armazenam glicogênio, são aclorofilados e aeróbicos ou anaeróbicos facultativos. Possuem membrana rica em ergosterol.

2 – Quais são os fármacos da família do imidazois?
Cetoconazol, miconazol, clotrimazol e econazol.

3 – Qual o mecanismo de ação dos imidazois?
Alteram a permeabilidade da membrana por inibição do ergosterol, pois os imidazois se ligam às enzimas do citocromo P-450, inibindo assim a desmetilação do lanosterol, que é um precursor do ergosterol.

4 – Caracterize os imidazois e fale sobre suas indicações e desvantagens.
Cetoconazol: possui fácil absorção em meio ácido, portanto a administração concomitante de antiácidos diminuem a absorção desse fármaco. Se distribui na saliva, pele, ossos e fluidos. Sua desvantagem é o efeito colateral em cães, que inclui prurido, inapetência e alopecia, e nos felinos tem efeito hepatotóxico. Indicado nas dermatofitoses, candidíases, histoplasmoses, entre outros. Miconazol: apresenta amplo espectro antifúngico, sendo mais comum a via tópica, e a via intravenosa somente para tratamento de infecções sistêmicas graves. Usado para dermatofitoses, candidíases e ceratites fúngicas. Clotrimazol e Econazol: somente via tópica, indicado para candidíase cutânea e fungos filamentosos.

5 – Que fármacos representam o grupo dos triazois? Dê seus mecanismos de ação.
Itraconazol e fluconazol. Semelhante ao anterior (imidazois).

6 – Caracterize os triazois e fale sobre suas indicações e desvantagens.
Itraconazol: altamente lipofílico, portanto bem absorvido por via oral e, se acompanhado de alimento, sua absorção é melhorada. Atinge maior concentração nos pulmões, rins, pele e pâncreas. Sua desvantagem é por possuir efeito teratogênico e embriotóxico. Indicado para candidíase sistêmica e histoplasmose. Fluconazol: administrado por VO e IV, por atingir altas concentrações no LCR, é usado no tratamento de meningite fúngica.

7 – Discorra sobre os demais antibióticos e antifúngicos da farmacologia antifúngica.
Anfotericina B (ma): liga-se, irreversivelmente, aos esteroides de membrana, permitindo que íons de potássio e magnésio saiam da célula, alterando seu metabolismo. Sua desvantagem é por causar toxicidade renal, principalmente em cães, em consequência da vasoconstrição promovida pelo fármaco que diminui a taxa de filtração glomerular, e não deve ser juntamente com AINE’s (flunixin meglumine). Nistatina (ma): é o mesmo da anfotericina B, usado apenas para micoses de pele e de mucosas. Griseofulvina (ma): rompe o fuso mitótico por se ligar à proteínas dos microtúbulos, alterando a morfogenética da parece celular, possui efeito teratogênico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar, tirar suas dúvidas ou nos corrigir quando achar algum erro. Comentários depreciativos, ofensivos e palavrões serão bloqueados!