quinta-feira, 2 de junho de 2011

Questionário sobre Farmacologia na Dermatologia

Bom, pessoal, segue abaixo um questionário sobre farmacologia na dermatologia feito por mim.

1 – A absorção percutânea pode ser influenciada pelo veículo, principalmente, por duas maneiras. Quais são elas? Explique.
O veículo pode hidratar a pele (extrato córneo), inibindo assim a perda de água pelo local. Quanto mais insolúvel em água for o veículo (óleos, por exemplo), maior a hidratação e a permeabilidade. Alterações no veículo podem mudar o coeficiente de liberação da droga entre este e a barreira. Uma baixa solubilidade da droga no veículo limita sua absorção.

2 – O que são produtos emolientes e quais seus principais representantes?
Os emolientes são óleos e gorduras que hidratam, protegem e evitam o ressecamento da pele no local aplicado, e servem também como veículo de substâncias. Os principais representantes são os óleos vegetais, gorduras animais, hidrocarbonetos e sera de abelha purificada.

3 – O que são demulcentes e quais seus principais representantes?
São compostos com alto peso molecular que formam soluções aquosas e aliviam irritações nas mucosas. Formam uma camada protetora sobre a pele e podem ser classificados em mucilagens, amiláceos e gomas. Seus representantes são a metilcelulose, glicerina, propilenoglicol e etilenoglicol.

4 – O que são protetores e absorventes e quais seus principais representantes?
Protegem o local da aplicação formando uma capa flexível e aderente que absorve toxinas e detritos exudativos e ainda aliviam a irritação local. Seus representantes são o talco, óxido de zinco e de magnésio, amido, ácido bórico e sais de bismuto.

5 – O que são adstringentes, quais as funções e quais os representantes desse grupo?
Os adstriungentes são soluções que precipitam proteínas e agem somente na superfície das células. Tem como função a remoção de exsudatos e tecidos inviáveis. Os representantes são o ácido tânico, acetato de alumínio, nitrato de prata e permaganato de potássio.

6 – Que tipo de substância é eficiente no tratamento de calos, verrugas e grandes cicatrizes, a fim de promover a remoção de quelóides? Como agem?
São os ceratolíticos. Eles agem removendo queratina, podendo ser usadas isoladamente ou associados com outras drogas, a fim de atingir locais mais profundos da pele. Ácido benzóico e resorcinol.

7 – Qual a ação dos antisseborréicos? Quais sãos os principais representantes?
Podem ser caratolíticos ou ceratoplásticos. Os ceratolíticos atuam na remoção de queratina e os ceratoplásticos normalizam a cinética da epiderme e da queratinização, geralmente por efeito citostático na camada basal da pele. Os representantes são o enxofre, sulfeto de selênio, peroxido de benzoíla e ácido salicílico.

8 – Fale sobre a eficácia dos antipruriginosos.
Quando atuando isoladamente, são pouco eficazes, provocando alívio temporário e local. Apenas os corticóides agem bem, subretudo em carnívoros.

9 – Qual a indicação para os hemostáticos e que substâncias são recomendadas?
Os hemostáticos são indicados para ferimentos e hemorragias na pele. As substâncias recomendadas são a esponja de gelatina, espuma de fibrina, adenalina e cloreto ferroso.

10 – Como agem os debridantes?
Os debridantes agem removendo os tecidos inviáveis, provendo ação bem semelhante aos adstringentes, porém com maior potência.

11 – Quais são os tipos de debridamento e suas características? Cite as substâncias que representam cada tipo.
Debridamento enzimático e químico. O d. enzimático é usado quando o d. cirúrgico não é possível, seu tempo de tratamento é longo e caro, as enzimas envolvolvidas são quase sempre proteolíticas e/ou fibrinolíticas, dentre elas a quimiotripsina/tripsina, estreptoquinase/estreptodornase, colagenase e fibrinolisina. Já o d. químico tem baixa especificidade, podendo lesar tecido sadio e retardam a cicatrização, é usado o hipoclorito de sódio (líquido de Dakin).

12 – Qual o mecanismo de ação do ácido metacresolsulfônico?
Possiu pH muito baixo, promovendo a completa remoção de tecido inviável, sem interferir no sadio. Tem propriedades adstringentes e hemostáticas.

13 – Que tipo de ação a insulina e o açúcar promovem na pele?
O uso tópico de insulina promove debridamento e cicatrização, porém é indicado apenas para lesões crônicas. Nas primeiras 24 h ela tem ação debridante, mas a partir daí estimula a síntese protéica, restauração de glicose das células desvitalizadas e deposição de gorduras, acelerando o processo cicatricial. Já o açúcar atua como irritantante, estimulando o tecido de granulação, seu pH ácido produz vasodilatação, melhorando o aporte sanguíneo no local, e provoca hiperosmolaridade, inibindo a proliferação de bactérias no local.

14 – Quais ações devem ser tomadas para tratamento de feridas na pele?
Primeiramente deve ser feita a lavagem da ferida, preferencialmente com solução antisséptica sob pressão (por exemplo usar uma seringa com agulha calibrosa), essa limpeza deve ser feita 2 vezes ao dia e deve receber uma camada de pomada antimicrobiana. Podem ainda serem usados antibióticos sistêmicos. A bandagem só é recomendada se o animal interferir no curativo ou se houver interferencia externa, uma vez que a bandagem retarda a cicatrização.

15 – Qual a terapêutica para as escabioses?
São tratadas com sucesso pela ivermectina, mas em raças que seu uso não é recomendado, usa-se amitraz. O uso de corticosteróides pode ajudar com a prurido.

16 – Qual a terepêutica para pulgas e carrapatos?
A terapêutica é complexa, pois geralmente provoca resistência dos parasitos. Para carrapatos o controle é complicado, é sempre associado com uso de substâncias químicas com práticas profiláticas. Para as pulgas usa-se as mesmas medidas. As substâncias usadas são os organofosforados, piretróides, amitraz e fipronil.

17 – Fale sobre como combater as miíases e bernes.
Limpeza do local com remoção do maior número de larvas que for possível, seguido da aplicação de um larvicida qualquer. Os bernes devem ser retirados, deve-se evitar que morram no local da ferida, pois podem causar abcessos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para comentar, tirar suas dúvidas ou nos corrigir quando achar algum erro. Comentários depreciativos, ofensivos e palavrões serão bloqueados!